quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Concurseiros e o drama da colocação pós-aprovação

Fernando José

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos candidatos a uma vaga em um concurso público é a espera para assumir o cargo após a aprovação. Hoje, pelo menos 80 mil candidatos aguardam a colocação no setor público brasileiro.

Pensando em resolver esta situação, o Supremo Tribunal Federal decidiu que, ao ser aprovado, o concurseiro já ganha o direito à colocação dentro das vagas oferecidas no edital. Embora a decisão ainda não seja lei, a expectativa é de que os órgãos públicos cumpram o estabelecido, já que a decisão final é do governo de cada Estado.

A novidade representa um estímulo para quem se dedicou aos estudos, passou pelas avaliações e aguarda a convocação para começar a trabalhar. Além disso, a nova regra deve atrair também aqueles que se sentiam desestimulados a prestar os exames em razão do número reduzido de vagas e do risco de nunca serem chamados. As provas dos Correios, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Tribunal Superior Eleitoral estão entre as mais concorridas.

Quem decide entrar nessa disputa enfrenta um desgaste emocional enorme. Por isso, é preciso ter paciência, determinação e, acima de tudo, organização nos estudos.

Planejamento

Para ingressar e construir uma carreira pública, o planejamento é fundamental. O primeiro passo é definir o tipo de concurso que se quer prestar. Depois disso, é necessário checar todas as exigências e a programação do edital.

Uma vez feita a inscrição, chega a hora de traçar a estratégia de estudos. A cada dia, estude o que foi planejado e nunca crie a ilusão de que é possível compensar as perdas no dia seguinte. A disciplina é imprescindível para alcançar o sucesso.

Outra dica importante é estudar a partir de provas de concursos anteriores. Esse exercício ajuda o candidato a perceber quais são os seus pontos fracos, e permite que ele conheça como os conceitos são cobrados.

Fonte: Yahoo Opinião - http://colunistas.yahoo.net/posts/13099.html

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vagas - Câmara Municipal de Louveira (SP)

A Câmara Municipal de Louveira (SP), 71km de São Paulo, abriu inscrições em concurso público para o preenchimento de diversas vagas de seu quadro permanente de pessoal, sujeitas ao regime jurídico único dos funcionários públicos de Louveira.


O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, contados da data de sua homologação e poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Câmara.


Não se esqueça!
Câmara de Louveira (SP)
Inscrições: 13/08/2011 até 02/09/2011 (www.mouramelo.com.br)
Data da prova: 25/09/2011
Vagas: 1
Salário: 2.933,00 (30 horas semanais)


Vagas - Força Aérea Brasileira

Concurso para admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAT) da Força Aérea Brasileira. O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: exame de escolaridade e conhecimentos especializados, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.


O candidato aprovado fará o estágio de 13 semanas no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG). Concluindo o curso com aproveitamento, será nomeado Segundo-Tenente, e será designado para servir em organização militar da localidade escolhida no ato da inscrição.


Localidades para realização das Provas: Belém-PA, Recife-PE, Salvador-BA, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Porto Alegre-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF e Manaus-AM.


Não se esqueça!
Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Força Aérea Brasileira
Inscrições: 19/08/2011 até 15/09/2011 (www.fab.mil.br)
Data da prova: 20/11/2011
Vagas: 6 (Rio de Janeiro, Puirassununga, São José dos Campos, Manaus)